O filme Joker tem sido um dos maiores fenômenos de bilheteria de 2019, recebendo grande aclamação das críticas e do público. A obra do cineasta Todd Phillips apresenta uma visão sombria e perturbadora da origem do arqui-inimigo do Batman, trazendo à tona questões profundas sobre a natureza humana e a sociedade em que vivemos.

Com a atuação magnífica de Joaquin Phoenix, que interpreta o perturbado Arthur Fleck, o filme tem sido aclamado como um dos melhores de 2019. E agora, com a temporada de premiações se aproximando, Joker se tornou o grande favorito ao Oscar de Melhor Filme.

A performance de Joaquin Phoenix é o grande destaque do filme. O ator conseguiu dar vida a um personagem complexo, que transita entre a loucura e a vulnerabilidade, em uma atuação memorável que já está sendo comparada a grandes nomes do cinema, como Heath Ledger e Robert De Niro.

Além disso, a visão controversa de Todd Phillips sobre o personagem foi um dos pontos que chamou a atenção do público. Em entrevistas, o cineasta afirmou que se inspirou em filmes de Martin Scorsese, como Taxi Driver e Touro Indomável, para criar o tom sombrio e realista de Joker.

A influência de Scorsese é evidente ao longo do filme, principalmente na construção do personagem de Arthur Fleck. O diretor de fotografia Lawrence Sher utilizou técnicas de iluminação e enquadramento que remetem aos clássicos do cinema de Scorsese, criando um clima de tensão e desconforto em diversas cenas do filme.

A polêmica em torno de Joker também contribuiu para sua popularidade. O filme gerou debates sobre a glorificação da violência e a responsabilidade dos cineastas na representação de personagens perturbados e problemáticos.

No entanto, muitos críticos defendem que o filme apresenta uma crítica social forte e necessária, ao abordar temas como o acesso à saúde mental, a desigualdade social e a violência urbana.

A indicação de Joker ao Oscar de Melhor Filme não é surpreendente, tendo em vista a sua grande qualidade cinematográfica e a repercussão que obteve desde o seu lançamento.

No entanto, a competição será acirrada, com outros filmes muito fortes concorrendo ao mesmo prêmio, como O Irlandês, de Martin Scorsese, 1917, de Sam Mendes, e Era Uma Vez Em... Hollywood, de Quentin Tarantino.

Mas muitos apostam que o favoritismo de Joker se manterá até o fim, e que a obra de Todd Phillips será a grande vencedora do Oscar de Melhor Filme em 2020.

Em conclusão, Joker é um filme que marcou o cinema em 2019, com a sua visão sombria e perturbadora do personagem que já se tornou um ícone da cultura pop. Sua atuação memorável, a influência de Martin Scorsese e a polêmica em torno do filme contribuíram para elevar sua popularidade e torná-lo favorito ao Oscar de Melhor Filme em 2020.